Matéria/ Fotos: Ricardo Gatin

O ponto de encontro dessa caminhada foi o Posto Chefão saída para o Rio de Janeiro, o destino era o Pico do Itacolomi situado em Ouro Preto Minas Gerais. A razão do encontro era a caminhada até o referido pico, trilha que foi organizada pelo Excelentíssimo Senhor Presidente Dagó. Muitos eram os caminhantes e partimos para Ouro Preto – MG.

Chegamos na portaria do parque e começamos os preparativos fazia algum frio e o pessoal vestiu os casacos. A caminhada até o pico durou cerca de 2h e 30min, passamos por uma subida íngreme depois a trilha mostrou-se mais maneira. Fomos aos 1722 m de altitude, ventava bastante e o frio foi proporcional ao vento. No total, até o pico, foram 6,5 km de distância aferida no Gps.

2014.05.01 - 2 - CEM - Travessia Ouro Preto Mariana - Itacolomi - paisagem2014.05.01 - 4 - CEM - Travessia Ouro Preto Mariana - Itacolomi - paisagem

2014.05.01 - 3 - CEM - Travessia Ouro Preto Mariana - Itacolomi - paisagem2014.05.01 - 5 - CEM - Travessia Ouro Preto Mariana - Itacolomi - paisagem

2014.05.01 - 6 - CEM - Travessia Ouro Preto Mariana - Itacolomi - paisagem2014.05.01 - 7 - CEM - Travessia Ouro Preto Mariana - Itacolomi - paisagem

Ricardo Gatin pensativo e com o gps na mão começou a ziguezaguear pelo cume . Andava de um lado para outro e todos ficamos espreitando o que ele estava fazendo. De repente ele fala em voz alta que iria fazer a travessia Ouro Preto x Itacolomi x Mariana. Todos pediram que ele ficasse, pois a caminhada sozinha por um lugar desconhecido não seria muito interessante. Foi quando Tunico (Areno) se propôs em fazer a travessia juntamente com o amigo.

2014.05.01 - 8 - CEM - Travessia Ouro Preto Mariana - Itacolomi - todos - topo2014.05.01 - 9 - CEM - Travessia Ouro Preto Mariana - Itacolomi - todos - topo

Partirmos os dois Tunico (Areno) e Ricardo Gatin com seus trajes do estilista Jaclecler. Um dos nossos amigos, disse-nos: FALTA DE SACANAGEM ISSO! Não sabíamos como seria o caminho, pois aquela travessia era desconhecida. O caminho começou por um quebra mato de cerca de 4,5 Km passando por um desnível de quase 200 m. Mais adiante a caminhada passou a ser um sobe desce chegando em um rio com algumas pequenas Cachoeiras.

2014.05.01 - 10 - CEM - Travessia Ouro Preto Mariana - Itacolomi - pico2014.05.01 - 13 - CEM - Travessia Ouro Preto Mariana - Itacolomi - começo mariana

2014.05.01 - 15 - CEM - Travessia Ouro Preto Mariana - Itacolomi - travessia mariana - cachoeira2014.05.01 - 16 - CEM - Travessia Ouro Preto Mariana - Itacolomi - travessia mariana - cachoeira

Literalmente estávamos no caminho do gado, pois a única trilha batida que existia era a feita pelos animais. Mais adiante não conseguíamos localizar a picada, foi quando avistamos alguns bois que foram nossos marcos para entrarmos novamente no circuito. Olhamos o GPS e conseguimos identificar a estrada que nos levaria até o trevo de Mariana. Passamos por um pico onde havia um para-raio instalado, ficamos ali alguns instantes e fizemos contato com o restante do grupo para agilizar o nosso resgate. Assim feito, batemos em retirada para o nosso destino final.

2014.05.01 - 17 - CEM - Travessia Ouro Preto Mariana - Itacolomi - travessia mariana - paisagem2014.05.01 - 19 - CEM - Travessia Ouro Preto Mariana - Itacolomi - travessia mariana - paisagem

Passamos pelo aqueduto de Mariana e pelo cruzamento da região da Passagem e saímos na MG Ouro Preto-Mariana. Esperamos algum tempo e fomos surpreendidos com a presença do nosso Excelentíssimo Senhor Presidente Dagó , Juntamente com a amiga Carolina que nos resgatou e terminamos a noite com um agradabilíssimo jantar na presença de todos os companheiros do CEM que participaram da subida ao Pico do Itacolomi.

2014.05.01 - 20 - CEM - Travessia Ouro Preto Mariana - Itacolomi - travessia mariana - chegada 2014.05.01 - 21 - CEM - Travessia Ouro Preto Mariana - Itacolomi - travessia mariana - chegada gatin