Fundado em 18 de agosto de 2005, o Centro Excursionista Mineiro (CEM) é um clube de excursionistas sem fins lucrativos, criado para unir pessoas que valorizam os ideais de amizade e companheirismo que permeiam a prática do montanhismo.

Reuniões são realizadas semanalmente na sede do clube, às quintas-feiras, a partir das 20h, para partilhar atividades da semana anterior, combinar novas para o fim de semana, ajustar os detalhes para as pranchetas oficiais, conversar sobre o montanhismo, experiências de vida e estreitar as amizades.

As pranchetas oficiais são organizadas e divulgadas pela Diretoria Técnica a cada início de mês. Durante as reuniões sociais e no e-mail do grupo são divulgados detalhes das pranchetas oficiais pelo organizador responsável. Além disso, durante os encontros sociais, os membros do clube marcam atividades extra oficiais: um membro que conhece determinado lugar convida e organiza a logística da atividade.

O clube ainda promove cursos de capacitação para os associados que desejam se inteirar mais sobre o montanhismo e as técnicas da prática. A Diretoria Social se encarrega de organizar a agenda de confraternizações e eventos sociais do clube, realizados na sede social ou fora dela.